Tipo de Pele

setembro 25, 2008 cosmetologiaestetica

Tipo de Pele

1. OSPE – Oleosa, Sensível, Pigmentada e tendência a Enrugar
Você ganha cor fácil, desfila um lindo bronzeado e acredita que não há nada melhor que uma cor para encobrir espinhas, típicas da pele oleosa. O que não sabe – ou acaba aprendendo tarde demais – é que o sol só piora esse problema.

Manual da usuária: se quiser evitar que sua pele tenha a aparência de uma ameixa seca no futuro, trate de fazer do protetor solar o seu melhor amigo – prefira os veículos em gel, livres de óleo.

Principais problemas: rugas, manchas e oleosidade.

Bons ativos para…
• Prevenir rugas: cafeína, coenzima Q10, ácido ferrúlico, gengibre, ginseng e chá verde.
• Clarear manchas escuras: pepino, hidroquinona, extrato de amora e niacinamida.
• Tratar acne: retinol, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, zinco e óleo de tea tree.

2. OSPF – Oleosa, Sensível, Pigmentada e FirmeNaturalmente oleosa, a sua pele sofre com o surgimento constante de espinhas, que, por sua vez, podem se tornar uma mancha.

Manual da usuária: esfoliação e calor contribuem para a inflamação. Evite cera quente, peelings agressivos, comidas apimentadas e sauna.

Principais problemas: oleosidade, manchas e sensibilidade.

Bons ativos para…
• Reduzir a inflamação: aloe vera, camomila, pepino, enxofre e zinco.
• Prevenir a pigmentação: niacinamida.
• Reduzir a pigmentação: arbutin, extrato de pepino, bardana e extrato de amora.
• Diminuir a acne: ácido azeláico, retinol, ácido salicílico e óleo de tea tree.

3. OSNE - Oleosa, Sensível, Não-pigmentada e tendência a EnrugarApós meia hora embaixo de sol, você já está vermelha. Mesmo assim, não desiste de conquistar um bronzeado igualzinho ao da Gisele Bündchen.

Manual da usuária: aceite o seu tipo, pois o sol pode acarretar sintomas de rosácea, como rubor e vermelhidão. Não abre mão da cor? Vá de dourado falso com os autobronzeadores. Também evite usar tônicos faciais, que podem piorar a vermelhidão. Opte pelos hidratantes em soro ou loção, mais leves e fluidos, e lance mão de máscaras faciais para controlar a oleosidade e combater as espinhas.

Principais problemas: oleosidade e vermelhidão.

Bons ativos para…
• Melhorar a acne: retinol, chá verde e ácido salicílico.
• Reduzir vermelhidão: aloe vera, malva, camomila, gengibre, chá verde, enxofre e zinco

4. OSNF – Oleosa, Sensível, Não-pigmentada e FirmeBasta ter que expor uma idéia numa reunião que você logo fica cor-de-rosa choque. Além do rubor facial, esse tipo de pele muito sensível também tem de lidar com a oleosidade e algumas espinhas.

Manual da usuária: evite tônicos que contenham ácido salicílico e esfoliações vigorosas. Eles pioram a vermelhidão. Lembre-se: trate sua pele da maneira mais delicada possível, utilizando apenas cosméticos suaves e hipoalergênicos.

Principais problemas: vermelhidão facial e vasinhos no rosto.

Bons ativos para…
• Acalmar a vermelhidão: aloe vera, camomila, pepino, licocalona, niacinamida, chá verde e zinco.

5. ORPE - Oleosa, Resistente, Pigmentada e tendência a EnrugarPoros abertos, cravos, rugas e manchas castanhas insistem em aparecer no seu rosto. Provavelmente, já experimentou de tudo – sem muito êxito.

Manual da usuária: troque os produtos de beleza vendidos nas farmácias por outros prescritos pelos dermatologistas (normalmente manipulados) – os primeiros, de venda livre, não são concentrados o bastante para tratar o seu tipo de pele, que, mesmo que não pareça, é muito resistente.

Principais problemas: rugas e manchas.

Bons ativos para…
• Prevenir rugas: ALA, cafeína, ginseng, chá verde, idebenona, luteína, vitamina C e vitamina E.

• Tratar rugas: DMAE, ácido láctico, ácido fítico, retinol e ácido salicílico.

• Acelerar a remoção de manchas: retinol, arbutin, extrato de pepino, ácido gálico e hidroquinona.

6. ORPF – Oleosa, Resistente, Pigmentada e FirmeEsse é um dos tipos de pele mais fáceis de lidar. Ela conserva a firmeza e a elasticidade por muito tempo, sem contar que raramente tem alergia a algum produto. Pode ser que você já tenha tido um pouco de acne, mas no geral está feliz com a aparência do seu rosto.

Manual da usuária: a desvantagem desse tipo, com a cor de pele mais escura, é ser vulnerável a manchas. Por isso, depilação com cera, produtos químicos ou até mesmo a remoção de um pêlo com pinça podem ser o gatilho para uma irritação e, depois, possível escurecimento.

Principais problemas: manchas, acne e brilho.

Bons ativos para…
• Melhorar manchas escuras: arbutin, hidroquinona, extrato de pepino, retinol, extrato de amora, ácido salicílico e vitamina C.

• Controlar a acne e o brilho: retinol, ácido salicílico, retinoldeído.

7. ORNE – Oleosa, Resistente, Não-pigmentada e tendência a Enrugar As mulheres desse tipo suportam uma grande variedade de produtos químicos sem sofrer com irritação ou vermelhidão. Não precisam combater manchas nem ressecamento e, normalmente, produtos de farmácia são suficientes para dar cabo das espinhas.

Manual da usuária: apesar da sua pele ser muito boa hoje, não deixe para cuidar dela só daqui a alguns anos, senão a flacidez e as rugas vão pegá-la desprevenida.

Principal problema: rugas.

Bons ativos para…
• Prevenir rugas: alecrim, cafeína, chá verde, ginseng, idebenona, licopeno, vitamina C e E.

8. ORNF – Oleosa, Resistente, Não-pigmentada e FirmeÉ a pele de deusa – impecável, radiante, sem marcas de expressão. Certamente você recebe muitos elogios por conta dela, mas não faz nada de especial para mantê-la linda assim.

Manual do usuária: o único ponto que pode incomodar é a oleosidade. Por isso, você acredita não precisar de hidratante, mas, deveria, sim, usar um produto de consistência leve. Máscaras faciais que combatam a oleosidade também são boas aliadas no controle do brilho.

Principal problema: oleosidade.

Evitar (devido a oleosidade): óleo de girassol, óleo mineral e vaselina.

9. DSPE - Desidratada, Sensível, Pigmentada e tendência a EnrugarEla vive ressecada, descama fácil e precisa de hidratação constante. Essa combinação torna essa pele um terreno fértil para manchas e rugas no futuro.

Manual da usuária: evite esfoliantes e sabonetes que removem demais a gordura da pele – prefira os cremosos com baixo poder detergente. Tenha sempre um hidratante à mão, mas não use os perfumados demais ou que contenham óleos essenciais.

Principais problemas: desidratação, sensibilidade e manchas escuras.

Bons ativos para…
• Hidratar: manteiga de karité, aloe vera, ceramida, óleo de oliva, óleo de canola e óleo de jojoba.

• Prevenir manchas escuras: niacinamida, pepino e picnogenol.

• Prevenir rugas: alecrim, cafeína, gengibre, yucca, luteína, ginseng e licopeno

10. DSPF – Desidratada, Sensível, Pigmentada e FirmeAlém da sua pele clamar por hidratação (pois descama facilmente), a sensibilidade produz reações tão irritantes – fica vermelha e coça – que você já desistiu de ficar testando produtos. Também sofre com olheiras.

Manual da usuária: lavar e hidratar a pele devem ser os principais cuidados de beleza. Aplicar hidratante quatro vezes ao dia não é muito para você. Jamais use tônicos, que costumam esfoliar e ressecar ainda mais a pele. No lugar, borrife água termal para equilibrar o pH dela.

Principais problemas: ressecamento e irritação.

Bons ativos para…
• Hidratar: ceramida, colesterol, dimeticona, manteiga de karité, óleos de girassol, jojoba, oliva e castor.

• Prevenir irritação: matricária, tomilho, pepino, aloe vera, alga vermelha e camomila.

11. DSNE – Desidratada, Sensível, Não-pigmentada e tendência a EnrugarAlgumas vezes, você até esquece que precisa cuidar dela. Outras ocasiões, ela reage a qualquer coisa – novos produtos, frio, calor… Ao mesmo tempo que necessita de hidratação, pois descama e não tem brilho, muitos produtos provocam coceira e vermelhidão.

Manual da usuária: hidrate sua pele duas vezes ao dia ou mais (depois do almoço, por exemplo), especialmente durante o inverno e em ambientes com baixa umidade.

Principais problemas: rugas, ressecamento e sensibilidade.

Bons ativos para…
• Prevenir rugas: gengibre, ginseng, licopeno, cafeína e basil.

• Hidratar: ceramidas, manteiga de karité, colesterol, óleos de girassol, oliva e jojoba.

• Melhorar irritações: aloe vera, alga vermelha, camomila, chá verde e zinco.

12. DSNF – Desidratada, Sensível, Nãopigmentada e FirmeAs pálpebras descamam, os lábios racham e, apesar de tomar litros de água, sua pele continua ressecada.

Manual da usuária: a chave para controlar o seu tipo é entender que a barreira da sua pele é fraca, o que faz com que todo tipo de substância passe facilmente por ela, maximizando alergias. Por isso, use sabonetes hidratantes (e não os adstringentes) e fuja dos tônicos e do esfoliantes.

Principais problemas: sensibilidade e ressecamento.

Bons ativos para…
• Prevenir inflamação: thyme, alga vermelha, aloe vera, camomila, pepino e aveia coloidal.

• Aumentar a hidratação: ceramidas, colesterol, dimeticone, glicerina, óleos de castor, girassol, jojoba e oliva.

13. DRPE – Desidratada, Resistente, Pigmentada e tendência a EnrugarVocê não usa filtro solar, utiliza qualquer hidratante e lava o rosto com sabonete para o corpo. Isso porque faz parte do grupo que só começa a se preocupar com a pele quando nota rugas ou manchas, suas maiores reclamações.

Manual da usuária: seu creme facial e o para a área ao redor dos olhos devem conter ativos hidratantes, clareadores e antioxidantes. Jamais dispense o filtro solar – é ele que vai garantir menos rugas no futuro. Escolha um com FPS 45.

Principais problemas: rugas e manchas.

Bons ativos para…
• Prevenir rugas: idebenona, vitamina C e cafeína.

• Melhorar manchas: hidroquinona, extrato de amora, extrato de pepino e arbutin.

14. DRPF – Desidratada, Resistente, Pigmentada e FirmeRaramente sente a pele oleosa ou tem espinhas (nem na adolescência). Com a idade, a desidratação da pele aumenta, mas hidratantes conseguem contornar facilmente o problema.

Manual da usuária: a sua genética garante boa firmeza na pele. Mas essa qualidade só vai se prolongar de acordo com o seu estilo de vida. Tomar muito sol, fumar e não usar os cosméticos corretos podem adiantar rugas e flacidez.

Principais problemas: ressecamento e manchas.

Bons ativos para…
• Hidratar: aloe vera, aveia coloidal, ceramidas, colesterol, glicerina, lanolina e manteiga de karité.

• Clarear manchas: ácidos gálico, kójico e salicílico, amora, arbutin, cocos nucifera, uva ursi, retinol e hidroquinona.

15. DRNE - Desidratada, Resistente, Não-pigmentada e tendência a EnrugarEsse tipo inclui as descendentes do norte europeu. Ao virar a casa dos 30 anos, linhas finas tomam a região ao redor dos olhos.

Manual da usuária: aqui, a palavra-chave é prevenção! Invista desde cedo em hidratantes com antioxidantes. Com 30 anos, já pode aderir ao retinol.

Principais problemas: ressecamento e rugas.

Bons ativos para…
• Hidratar: ceramidas, dimeticone, glicerina e óleos vegetais.

• Prevenir rugas: feverfew, ginseng, idebenona, licopeno, cafeína, basil e ácido ferrúlico.

• Melhorar rugas: retinol, gluconolactona, ácidos cítrico, glicólico ou láctico.

16. DRNF – Desidratada, Resistente, Não-pigmentada e FirmeÉ quase a pele dos sonhos – você provavelmente nunca pisou em um consultório dermatológico. Pode ser que sofra com o ressecamento – após o banho ou a natação – mas raramente se incomoda com acne e manchas.

Manual da usuária: procure utilizar dois hidratantes, um com FPS para o dia e outro mais potente para a noite. Uma boa sugestão é borrifar água termal antes de aplicar seu creme de costume.

Principal problema: ressecamento.

Bons ativos para…
• Hidratar: sorbitol, uréia, glicerina e alfa-hidroxiácidos.

• Melhorar a barreira da pele: aloe vera, aveia coloidal, ceramida, colesterol, óleos de canola, jojoba e oliva.

About these ads

Entry Filed under: Beleza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: